16 julho 2014

9 passos para se encontrar profissionalmente




1- Pegue uma folha de papel e faça três colunas. Em uma escreva tudo o que te da prazer nessa vida como: cozinhar, caminhar, tirar foto, decorar, organizar uma festa, escrever, matemática, animais, atuar, sessão de beleza, natureza, velhinhos etc.
2- Escreva na outra suas prioridades quanto ao seu emprego ideal, como: dinheiro, poder viajar, trabalhar de casa, fazer coisas variadas, etc.
3- Escreva na outra as profissões que mais se encaixam  com o que citou no item 1, se quiser, invente profissões: chefe de cozinha, atleta, design, escritora, veterinária, blogueira, apreciadora da natureza...
4- Analise quais dessas profissões se encaixam com as suas prioridades citadas no item 2 e vá eliminando as outras.
5- Pesquisa mais sobre as escolhidas, pra sobressair as suas necessidades. O que se pode fazer na área, para onde ir, se é flexível, como é o salário, o que precisa para ter essa profissão.
6- Se tiver dúvidas faça testes vocacionais, visite cursos, faculdades, faça uma pesquisa e se arrisque. Se não gostar do que viu, parta para outra opção, ou tente juntar as duas.
7- Corra atrás! Comece a fazer tudo o que precisa para se tornar quem você quer ser. Guarde dinheiro, arrume seu currículo, faça um curso, aprenda outra língua etc.
8- Tenha contatos. Faça contatos com pessoas da área, conhecido de conhecidas, apareça para o mundo. Se sua profissão não existe ainda, pesquise e estude como abrir o seu próprio negócio.
9- Não desista. Se por acaso não deu certo, tente fazer de outro jeito e saiba que tem outras milhões de coisas que você gosta e sabe a respeito que te daria bons frutos.

Acho que o importante é fazer o que gosta. Quando fazemos o que amamos, não é mais trabalho, é divertimento e você ainda ganha por isso.

PS: Fiz esse post com base no que vejo no Nômades Digitais. Esse site é perfeito para você se encontrar na vida e decidir que rumo tomar, e principalmente te dar aquela força para você criar a sua própria profissão. Vale a pena olhar! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário